ENTREMEDIUNS 2012
Quando a gente fala de espiritismo lembra de gente carrancuda, música instrumental bem baixinha, silêncio e penumbra, certo?
Pois não foi nada disso que o Centro Espírita Caminho de Damasco trouxe para Votuporanga nos últimos dias 19, 20 e 21 de outubro.
O ambiente era festivo, iluminado, as pessoas conversavam e riam e batiam palmas, como nunca esperávamos ver num encontro espírita.
O assunto em pauta era da maior seriedade, Mediunidade e saúde integral. E por falar em saúde, explico a minha surpresa com esse encontro: eu sempre vi o centro espírita como um lugar de enfermos... porque a maioria procura o lugar quando ninguém mais deu jeito, já foi desenganado pelos médicos, o pai de santo não resolveu, e nem o padre adiantou, aí apela-se para o centro... ou então quando a dor da perda de alguém muito querido começa a atrapalhar o viver... Dizem que você procura o espiritismo "pelo amor ou pela dor..." e a maioria vem pela dor!
Mas no Entremediuns o ambiente era diferente. Até os palestrantes me surpreenderam. Se você já foi a uma palestra espírita sabe que o tom é sempre o mesmo e os ensinamentos giram em torno da caridade, do desapego ao bens terrenos, da necessidade de suportar as provações que são lições para a evolução espiritual, tudo bem, mas os palestrantes dessa vez vieram falar de forças interiores, de autoconhecimento, de estudo para a evolução, de comportamento no bem, de fé, de alegria. Além de aprofundarem-se na doutrina espírita kardecista, eles utilizaram vários temas transversais, desde a medicina e a física até a psicologia e a filosofia.
Músicas ilustraram as palestras em vários momentos. E além da brilhante oratória tivemos ainda dois músicos profissionais: Danilu, que já foi calouro do programa de Raul Gil e deu um show de interpretação e Van San, que é presença obrigatória quando se fala em evangelização pela música.
Não vou detalhar aqui os temas das palestras porque quem quiser pode passar na Editora Sintonia e adquirir (www.editorasintonia.com.br).
Escrevo para dizer que este é o quinto ano do Entremediuns, que contou com a participação de 52 cidades do Brasil (incluindo lugares distantes como Natal e Curitiba), apresentando o espiritismo de uma forma lúcida e moderna, ao mesmo tempo que resgata as raízes do movimento.
Se houve pontos negativos? Ao meu ver faltou só um bebedouro público porque só tinha água no bar. A justificativa extra-oficial que ouvi é que o evento é beneficente por isso a água também era vendida para arrecadar dinheiro.
Mas os ponto positivos foram inúmeros. Uma aula de comportamento e espiritualidade.
Entremediuns 2013 já começa a ser preparado.
Se você já é espírita, vale muito a pena essa reciclagem de conhecimentos e se não é, pode ser um bom lugar para aprender um pouco mais...Porque agora só falta você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário