quinta-feira, 23 de agosto de 2018

penpal friends

    Na década de 90 não se usava computadores para se comunicar como hoje. 
    Eu estava com meu inglês afiado e queria praticar... como não tinha muita gente bilíngue por aqui eu me inscrevi no ipf (international pen friends) - pessoas de países diferentes que através de carta se comunicavam para trocar ideias, treinar uma língua estrangeira, ou até fazer trocas de viagem, um intercâmbio mesmo.
    Selecionavam que tipo de "amigo de caneta" você queria, se homem, mulher, qual idade, de que país, com quais interesses e te mandavam alguns endereços e o seu endereço ia para algumas pessoas...
    Treinei bem a minha escrita nessa época, gastei um pouco com selos e conheci culturas diferentes, gente da Suécia, da Rússia, da África... e ganhei até esse desenho do meu amigo Kiril, da Bulgária. Guardo ele até hoje com a seguinte inscrição: 


Que o navio mágico do sonho e da esperança continue apesar de todas as tempestades!

    Uma bela frase para se lembrar nos momentos de mudança... nas horas escuras... eu ainda torço por você!
    Achei o desenho tão lindo... tudo feito com lápis comum... 

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Às jovens meninas

 
Rainhas.

Se você nasceu depois de 1988 provavelmente não teve a oportunidade de conhecer alguém que nasceu em 1930, 1920 ou 1910. Que pena!
Então, leia este livro: POR FAVOR, CUIDE DA MAMÃE!
É de uma coreana, mas fala de todas as mães, mulheres guerreiras!
   Ali você vai conhecer a história das minhas avós e de milhares de mulheres que nasceram antes de 1930 e até um pouquinho depois que batalharam, sofreram e foram felizes - mulheres guerreiras, corajosas, altruístas: do tipo que não se vê mais hoje em dia.Resultado de imagem para imagem de mulheres velhas trabalhando
   Sim, todas as mulheres trazem um pouco delas - um pouco, bem pouco.
     Hoje, a coisa toda de individualidade, liberdade e felicidade, toda a nossa cultura de busca de algo que te satisfaça nos faz esquecer o que essas mulheres já traziam inserido no seu d.n.a.:FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO.
   Só isso, simples assim: se é preciso cozinhar, cozinham; se é preciso alimentar as galinhas, alimentam; se é preciso dormir no chão para que o filho não passe frio, dormem no chão. 
    Nenhuma delas ficou pensando se era feliz, ou se a cunhada era mais feliz do que ela. Não pensavam se era certo ou errado; se iriam sofrer ou não - simplesmente faziam o que tinha que ser feito e pronto.
    Morriam e morrem com a sensação de dever cumprido, de que viveram com propósito. 
   As mulheres mais jovens às vezes trazem à tona o espírito dessas mulheres - e me comovem!
   Jovens garotas, descendentes de Eva, façam-me um favor: leiam esse livro e resgatem a verdadeira essência do feminino. Coisa que minha geração (eu incluída) não conseguiu fazer.
   A lembrança e a memória dessas mulheres talvez façam essa vida fluir melhor. 

sábado, 16 de julho de 2016

Fossa de Bananeira

Cavando o buraco da fossa:
os serventes Good (lê-se: gude) e Maleta,
 supervisionados por Morita

    A Fossa de Bananeira tem vantagens sobre a fossa normal: ela não polui o solo e nem o lençol freático porque é um sistema fechado, também serve de fonte de nutrientes para as bananeiras que são plantadas nela e a água só sai por evaporação já completamente limpa - e, claro, as bananas podem ser comidas sem problema algum! E além disso você utiliza recursos (como os pneus) que seriam descartados reaproveitando materiais que seriam lixo em outros locais.
   Também é muito melhor do que aquelas fossas sépticas biodigestoras que precisam de manutenção com colocação de esterco de tempos em tempos ou do que as biodigestoras compradas que precisam de limpezas periódicas do lodo e das fossas secas que dependem de serragem que nem sempre é fácil de achar. 
   Dentre as vantagens também pode-se dizer que o custo é baixo.
   Um ponto importante:        
   Para começar é preciso achar um local próximo à saída do vaso sanitário onde pegue bastante sol (sim, pode ser bem perto do banheiro porque aqui não há contaminação!) e começar a cavar!
   As medidas: 
   O buraco deve sempre ter 1 metro de profundidade por 2 metros de largura, já o comprimento vai depender de quantas pessoas vão usar o banheiro, assim adiciona-se 1 metro para cada habitante. Aqui em casa são 4 pessoas, então o dimensionamento da fossa ficou assim: 2m (largura) X 1m (fundura) x 4m (comprimento).


fundo da fossa
aqui pegou um pouco de sombra porque
já era bem de tarde,
repare que já fizemos o canal onde
vai ser colocado o cano para desaguar
o esgoto
   A construção da bacia pode ser feita de várias formas: desde que fique bem fechada, sem vazamentos. Pode ser feita de tijolos e rebocada ou azulejada. Mas o método mais barato é o ferrocimento.
   O fundo do tanque a gente concretou mesmo para ficar bem selado.    
   O ferrocimento:
   Nas paredes do tanque a técnica de ferrocimento é a que fica mais barata e ecologicamente correta porque usa pouco material.
Caprichar na emenda com o fundo para não haver vazamento


Ferrocimento sendo feito pelo pedreiro Daniel
   Nas paredes do tanque a gente coloca uma telinha dessas de passarinheiro pregando com grampos de cerca na terra da lateral. Aí faz uma mistura de argamassa: 2 partes de areia para 1 parte de cimento e vai "rebocando" a tela - se o solo fosse bem firme também poderia ser usada a técnica de ferrocimento. 
   Depois é esperar até o cimento "curar" e ir molhando para ficar bem firme (mais ou menos uns 3 dias).
   Já ia me esquecendo: fazer a ligação do cano que chega da privada antes fechar a parede com ferrocimento. 
   Em tempo, essa bacia vai receber somente a "água negra" que é aquela que sai do vaso sanitário, o resto das águas das pias e do chuveiro deve sair para outra fossa mais simples conhecida como "círculo de bananeiras".
   Outro ponto super importante: 
   Nunca usar produtos químicos no vaso!    O que vai funcionar aqui nessa fossa de bananeira é a decomposição pelo processo de fermentação realizado pelas bactérias que vão se formar com o esgoto... se você colocar qualquer tipo de sabão ou desinfetante ou água sanitária dentro do vaso você vai matar todas as bactérias!!! E aí adeus  
 câmara bio-séptica! Ou seja, daí todo o seu trabalho foi em vão e vai começar a sair mau cheiro do vaso porque as bactérias não estarão mais lá para fazer o seu trabalho!

   A montagem:
   Os pneus você pode pedir nas borracharias. Faça um túnel colocando um ao lado do outro. O primeiro pneu deve ser furado para entrar o cano do esgoto, como nós furamos com makita não saiu redondo, aí você tem que tampar os pedacinhos de vazio em volta do cano. Pode ser com uma borracha (tipo câmara de pneu) ou com a própria manta. 
   Nos entremeios dos pneus a água vai sair.
       Dos dois lados do pneu você vai encher com tijolos ou cacos de telha de forma irregular, até chegar na altura dos pneus, nesse espaço começa a fermentação.
      Eu coloquei os últimos tijolos mais certinhos para acomodar a manta bidim (você pode comprá-la em lojas de paisagismo) - essa manta serve para impedir que a próxima camada (de pedra) vaze 

para o meio dos tijolos mas ao mesmo tempo permite que a água passe.
 Então é só colocar pedra de brita (essa tem que ser comprada) por toda a manta uniformemente.

   E vai mais uma camada de manta bidim - eu resolvi colocar essa manta porque senão a areia grossa acaba caindo no meio da pedra e a ideia é justamente que cada etapa sirva como um filtro, até que a água com nutrientes chegue às raízes das plantas por percolação (passagem lenta do líquido por meios que purificam ou filtram). As camadas de pedra e areia não são muito altas, coisa de uns 10 centímetros mais ou menos, basta cobrir bem a manta.                                 No final é só completar com terra até atingir o nível do solo (não é mais necessário colocar a manta) - nessa terra você pode acrescentar esterco. Depois plantar os vegetais que tenham folhas largas (são eles que vão fazer a evapo 
   
transpiração e utilizar os nutrientes assim a bacia nunca vai encher). A mais utilizada é a bananeira, mas também podem ser plantadas taioba, mamão ou ornamentais como caeté - o importante é ter a folha larga. A manutenção exigida é: sempre repor a cobertura vegetal, com cortes da própria bananeira, folhas, podas de grama... é um sistema barato, não polui, respeita a natureza e produz frutos (literalmente!).     

fossa de bananeira pronta - utilizei um suspiro de 2 m, cortando
o último pneu do mesmo modo do primeiro
       Se ainda tiver alguma dúvida, meu e-mail é: pmvtivi@gmail.com














terça-feira, 12 de julho de 2016

                       Chá antigastrite    

 Bom, muita gente me diz que sofre com dor de garganta que não passa, uma espécie de gripe que nunca acaba, outros que já foram diagnosticados com hérnia de hiato ou o popular refluxo. 
    Eu já sofri muito com tudo isso, com direito a não conseguir dormir, não conseguir engolir, cheguei a achar que fosse morrer de fome sem ter condições de fazer um alimento passar pela garganta. 
     Deixo aqui algumas dicas de comportamentos que me ajudaram muito a levar uma vida "quase" normal. Espero que ajude, se esse for o seu problema...







     Já publiquei o chá aqui neste blog, mas achei que valia a pena repetir a receita porque até hoje ele me ajuda... e remédio alopático além de ser mais caro tem muito mais reações adversas e colaterais...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015



 RODA DE MANTRAS
24/01/2015
Local: Prema Vida / Valentim Gentil


Os Mantras

Participei no último fim de semana de uma roda de mantras. 
Os mantras são palavras de poder que ao serem faladas (ou cantadas, como foi o caso) emanam suas forças e acionam energias e poderes.
 Foi especialmente interessante porque antes de cada mantra, os facilitadores contavam qual a divindade invocada e qual a graça pedida. 

O poder do som

Está na Bíblia que a primeira coisa que Deus fez foi dizer: "Haja luz", provando que a vibração da palavra é poderosa.
Quando utilizamos mantras, orações, invocações, leitura de salmos, rezas,

estamos criando vibrações de energia positiva.
Os antigos conseguiam realizar milagres de cura usando cantos, preces e mantras.
Lá na roda nos foram apresentados mantras hindus, numa língua chamada sânscrito. Mas qualquer pessoa pode criar seu mantra pessoal e repeti-lo várias vezes. 
Eu já usei vários mantras na minha vida e verifiquei algumas melhorias:
"O Senhor é o meu pastor e nada me faltará"
"Eu hei de vencer"
"Paz e alegria"
"Eu sou feliz, próspero e tenho paz"
"Tudo flui na minha vida"
"Eu sou a luz, eu sou a luz, eu sou a luz, eu sou, eu sou, eu sou"

Um mantra é a prova do poder do som. Ou como diz a minha mãe: "A palavra tem força."

domingo, 4 de janeiro de 2015

8 Remédios de Deus

1) Água Pura

2) Luz Solar

3) Exercício Físico

4) Ar Puro

5) Alimentação Saudável

6) Repouso

7) Equilíbrio

8) Confiança em Deus



Li isto uma vez na entrada de um Colégio Adventista. Achei muito bonito, é algo para se pensar e usar sempre que preciso.

domingo, 5 de outubro de 2014

TODA CURA PARA TODO MAL

        


     Esse chá é bom para qualquer perturbação do sistema gástrico (esofagite, refluxo, gastrite, hérnia de hiato). Todas as ervas possuem propriedade anti inflamatória.

  Chá antigastrite
  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas de hortelã
  • 1 colher (sopa) de folhas de casca de zedoária (aqui em Votuporanga eu compro a zedoária em pó mesmo porque a gente não acha a casca)
  • 1 colher (sopa) de folhas de camomila (eu costumo colocar a camomila comprada com flores e folhas misturadas)
  • 1 colher (sopa) de folhas de funcho
  • 1 colher (sopa) de folhas de espinheira santa
   Modo de preparo
          Depois de ferver a água, desligue o fogo e coloque as ervas, deixando a mistura fazer efeito por cinco minutos. Após esfriar, coe. 

   Consumo:
          Tome uma xícara (chá) quatro vezes ao dia, antes das 3 refeições principais e ao se deitar. 


Eu tive um problema grave de esofagite, por um ano sem ter o diagnóstico em mãos passei por vários médicos que achavam se tratar de uma gripe e foi uma variedade de antibióticos e anti inflamatórios. Quando cheguei a saber que se tratava de uma esofagite já tinha sérios problemas, até mesmo a saliva ou a água era penoso engolir. Não conseguia engolir os alimentos ou a água sem sentir muita dor; à noite a saliva na boca eu também não conseguia engolir, por isso não conseguia dormir.
Além dos remédios receitados pelo médico, o que me restabeleceu a saúde foi esse chá. Hoje não posso comer ou beber como fazia antigamente, mas como e bebo de tudo numa medida mais ponderada... quando a esofagite "ataca" eu preparo novamente esse chá . 
Espero que mais gente possa se beneficiar dele. 
Obs: A receita não é minha, eu copiei de uma revista evangélica que me caiu nas mãos num momento em que eu muito precisava.