Baseada em fazer o plantio com várias alturas de plantas, muita variedade, plantio adensado e de espécies que precisam de mais sol e outras de menos sol em espaçamento correto para aproveitar ao máximo o ambiente. São métodos de agricultura com podas constantes para formar biomassa.
Basicamente é uma cópia do que acontece nas florestas.
Dá para usar a ideia da agrofloresta num jardim, num quintal ou num sítio. A ideia é respeitar os processos e a harmonia da natureza.
Eu acho que o pulo do gato mesmo é o plantio de árvores, mesmo que depois muitas delas serão eliminadas do sistema. São a parte mais importante da agricultura da floresta.
Como eu não tenho água, nem energia elétrica, nem maquinário, nem mão-de-obra, mas sim um período chuvoso pela frente, muitas mudas feitas na garrafa pet com mudas de árvores variadas (algumas que eu nem sabia mais quais eram!), resolvi começar plantando essas árvores no chão.
Mesmo sem seguir o projeto, sem basear o plantio em frutíferas que seriam o foco, sem plantio de adubação, mesmo assim resolvi começar.
O que vai acontecer...o tempo dirá. Na pior das hipóteses terei muita árvore para podar.
Eu uso no saf o que tenho disponível na hora. A ideia é tipo uma linha no horizonte....quando chegou a hora se mudou...plantar é presença do agora, depois o tempo é outro...💚
Martina Leven