T.O.C
Ivi Pastorelli Morita
O T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma doença que se manifesta nas emoções, percepções, nos relacionamentos sociais e diversos comportamentos motores. O sujeito que tem o transtorno passa a ter obsessões e compulsões, geralmente ligadas a limpeza e verificação.
Muitas vezes ele se sente sozinho e a família não sabe o que fazer para ajudar. O que a gente quer propor? Um grupo que apóie as pessoas com T.O.C. e os familiares, chefes, amigos, professores, enfim, qualquer um que conviva com elas.
1) O que é o transtorno? T.
Se você tem pensamentos repetitivos que não tem sentido...
Se você quer lavar as mãos cada vez que abre uma porta...
Se você é atormentado pela idéia de que pode ferir alguém...
Se você não consegue sair de casa sem antes verificar várias vezes se o bico do gás do fogão está fechado e as portas e janelas bem trancadas...
Se você não pode ver coisas semelhantes que começa a contá-las...
Se você quer colocar tudo em ordem, alinhado e simétrico...
Se tem pensamentos com imagens sexuais ou horrorizantes...
E se tudo isso atrapalha seu trabalho e sua vida social, então, amigo, você tem T.O.C.!
2) O que é obsessivo? O.
Você é obsessivo se tem uma ideia fixa, uma preocupação excessiva, uma mania que te persegue e toma muito tempo de sua vida.
Você é obsessivo se esses sintomas são intrusivos e desagradáveis e produzem ansiedade.
3) O que é compulsivo? C.
Você é compulsivo se sente como que “forçado” a realizar comportamentos repetitivos que em geral têm a intenção de te proteger ou proteger outras pessoas. Por exemplo: uma mulher é dominada pelo pensamento de que vai contaminar seu marido, então, lava diversas vezes a mão até que fiquem irritadas ou sangrem.
Esses pensamentos chegam ao extremo da pessoa com T.O.C. achar que alguém pode morrer se ela não realizar determinado comportamento, que geralmente é estereotipado, e recebe o nome de ritual.
A realização desses rituais traz um alívio temporário da ansiedade, que quando passa faz a pessoa ter vontade de realizar o ritual novamente, como um vício.
4) Quem poderá nos ajudar?
As pessoas com T.O.C. geralmente têm considerável consciência do seu problema. Na maioria das vezes, elas sabem que seus pensamentos obsessivos são sem sentido ou exagerados, e que seus comportamentos compulsivos não são realmente necessários. Entretanto tal conhecimento não é suficiente para libertá-las de sua doença.
As pessoas com T.O.C. geralmente têm vergonha e tentam esconder seu problema ao invés de procurar ajuda. Frequentemente conseguem esconder muito bem seus sintomas obsessivo-compulsivos dos amigos e colegas de trabalho. Uma infeliz consequência disso é que as pessoas com T.O.C. só recebem ajuda profissional (de psicólogos e psiquiatras) quando os hábitos estão profundamente arraigados e já não conseguem controlar seus sintomas porque os longos rituais passam a dominar sua vida, impossibilitando-as de continuar suas atividades fora de casa.
5) E daí?
Bom, na nossa região não existe ainda nenhuma associação ou grupo de apoio aos pacientes e familiares de pessoas com T.O.C..
Muita gente nem sabe o que é e muito mais gente ainda não sabe como tratar e o que fazer com alguém que tem T.O.C. (e não é pouca gente, 5% da população mundial já foi diagnosticada com a doença – fora os que não procuraram ajuda).
É um grande problema social porque o T.O.C. traz consigo um série de co-morbidades e o custo disso para a saúde pública é alto. Fora as consequências para a vida financeira e social da família que parecem óbvias. Além disso, um contingente grande de mão-de-obra está ficando fora do mercado de trabalho por causa dessa doença.
A associação de apoio ao paciente com T.O.C. já existe e se chama ASTOC (Associação Brasileira da Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo Compulsivo), com sede em São Paulo, caso queiram visitem o site: www.astoc.org.br.
Como não existe um grupo da ASTOC em Votuporanga e região, lançamos aqui a semente para que uma futura união de famílias que enfrentam o problema consiga caminhos para que a nossa cidade seja inserida nessa associação.
grupotocvotu@gmail.com